Tudo que você precisa saber para começar a jogar Ragnarök

ragnarok_online_30_1024x768
Aug
03

Tudo que você precisa saber para começar a jogar Ragnarök

Então você resolveu começar a jogar Ragnarok Online (o famoso ragzinho) em pleno 2018 (ou mais, olá pessoas do futuro!) e está jogando em um servidor que removeu completamente o tutorial?

Sinta-se com sorte, o tutorial original do jogo é uma porcaria e eu vou te explicar coisas que fizeram toda a diferença para mim, quando eu comecei.

rag

Você acessa o jogo e já te pedem para criar um personagem.

Calma, existem duas telas possíveis de criação de personagem, dependendo da versão em que o servidor está

Uma delas só te pede que você escolhe um nome e um estilo/cor de cabelo para seu personagem (e o sexo), enquanto a outra te pede para escolher os atributos numa estrutura em forma de hexágono.

oisd

Obviamente a mais complexa é a que te pede para escolher os atributos, até porque ela tem uma desvantagem grande em relação a outra, forçando, por exemplo, você a tirar pontos de inteligência pra poder botar em força ou coisas assim.

beginnerguide_15

Independente de qual for o tipo de tela, uma das primeiras coisa que você vai ter que definir, é qual classe (profissão) você vai seguir?

Eu tenho dois posts que explicam um pouco sobre as principais classes do jogo e os atributos necessários para cada uma, se quiser ler, acho que ficaram bem legais:

Post com as classes primárias

Post com as classes secundárias

Classe escolhida, o que eu faço?

Ora, vá upar!

Pense que você escolheu a classe só na sua mente, por enquanto, pois o seu personagem é somente um aprendiz, a classe com potencial infinito!

Se você nasceu em Prontera, eu recomendo você descer a rua principal e ir até o mapa ao sul da Capital.

Prontera_map_new

Lá você vai encontrar vários bichos que até mesmo um aprendiz nível 1 consegue matar, como Porings, Drops e Lunáticos.

Você pode até encontrar Pupas e tentar matá-las, só fique de olho, se uma barra de carregamento surgir acima delas, vá embora, elas estão chocando e virando Creamy e o Creamy não compensa! (Sério, eles vão ter matar em uma porrada)

poring__drops_and_poporing_by_bairne-d523nsv

 

Ah é, se você estiver em um servidor privado, não custa nada digitar no chat @autoloot para ver se este comando está liberado.

Ele faz com que todos os itens que os bichos deixarem cair, sejam transferidos instantaneamente para seu inventário.

É melhor do que ficar clicando de um em um para pegar todos os itens e para quem está começando, todo zeny(moeda do jogo) conta.

Caso você obtenha uma carta (principalmente uma Pupa), guarde, pois elas são muito valiosas pra vender para players (na casa dos milhões) e só valem 10z vendendo em NPCs.

3ALSC

Mate os bichos desse mapa até atingir o nível 10 de Classe.

“Pera aí, o que é nível de classe?”

No canto esquerdo superior da tela, você sempre vai ter 2 níveis, o seu de Base (geralmente é o mais alto e mais fácil de subir) e o nível de Classe (que é o nível na sua profissão).

Você precisa ser um aprendiz nível 10 de classe, pra poder mudar de classe.

sdasdasda

Os níveis não são inúteis, enquanto você é aprendiz, aperte Alt+S e veja suas habilidades (que são básicas enquanto você não mudar de classe).

Elas te permitem coisas simples como negociar com outros players, entrar em um grupo, criar um próprio grupo e até mesmo sentar (apertando o botão insert) para relaxar um pouco e recuperar vida e SP(Mana do jogo) mais rápido.

Atingindo o nível 10, você precisa mudar de classe e para fazer isso, varia de servidor para servidor.

Alguns servidores, incluindo o oficial, só permitem a mudança de classe através de quest, para isso recomendo que você procure no Google um guia da quest, onde você tem que ir e como fazer para realizar essa mudança.

Em servidores privados, a maioria coloca um NPC em Prontera, que pode ter vários nomes: job changer, job master, mestra das classes ou algo parecido.

Clique nela e escolha sua primeira profissão!

jobmaster

Eu recomendo para quem está começando o jogo agora, ir de Gatuno ou de Arqueiro.

Ambos têm menos chance de serem atingidos por ataques e isso economiza bastante em poções e garante sua sobrevivência com maior facilidade.

Arqueiros, no entanto, precisam de flechas(duh) e um conhecimento de flechas elementais é sempre bem-vindo.

Qualquer vendedor vende flechas, existe uma na lojinha à esquerda da praça central de Prontera, entre nela e fale com a NPC “Loja de Utilidades” compre flechas simples por 1z cada (leva logo umas 200~300) ou então flechas de prata, caso queira caçar inimigos mortos-vivos ou sombrios (recomendo), elas custam apenas 3z.

screenragnaBR009

O arco pode ser um pouco mais complexo de se obter.

Se você fizer a quest para se tornar arqueiro, já ganhará um arco e algumas flechas, mas caso opte pelo Job Master, terá que comprar um por conta própria.

Comece com um arco simples, vá para a cidade de Payon.

É possível que o seu servidor tenha algum Teleportador, mas do contrário, procure um NPC chamado Kafra (estes NPCs estão em praticamente todas as cidades do mundo) e escolha o serviço de teleporte pago para ir para Payon.

Kafras!

Kafras!

Atenção, você só pode ir pra Payon através da Kafra, se estiver em Prontera, se estiver em outra cidade terá que fazer a “baldeação”.

Caso seja necessário, procure um mapa do jogo no Google e vá andando mesmo, quem sabe assim você já não descobre novos monstros e já ganha alguns níveis na sua profissão de arqueiro?

Agora que você já tem uma classe e a arma adequada, pode partir para a sua aventura.

Aperte Alt+S de novo e verá que você tem novas habilidades, coloque pontos nelas e arraste-as até sua barra de atalhos (acessível com os botões F1-F9) e comece a usar suas skills nos monstros para mata-los mais rápido (cuidado com seu SP pra não ficar sem, mas se ficar, basta sentar e aguardar alguns segundos para recuperá-lo).

alts

Um dos primeiros lugares legais que eu recomendo para evoluir é a Caverna de Payon, ela fica no mapa acima da cidade de Payon, mas a maioria dos teleportadores têm acesso direto à essa caverna, basta vasculhar a lista de opções.

Lá existem diversos tipos de monstros mortos-vivos.

Se você é um arqueiro, use flechas de prata.

Se você é um mago, tente usar suas magias espirituais.

Caso seja um noviço (que se tornará um sacerdote ou um monge), tente usar a magia de cura (isso mesmo, a magia que você usa para “healar” seus amigos, fere os mortos-vivos, faz sentido né? Para isso você precisa mirar neles segurar a tecla shift do teclado ou então digite /ns ou /noshift no chat e isso será automático).

Caso você seja Mercador, Espadachim ou Gatuno, parta para a porrada com o que você tiver em mãos mesmo.

Lembrando que os bichos desse mapa funcionam assim:

Familiar (aqueles morcegos nível Zubat de chatos) são agressivos e vão partir pra cima de você, assim que te avistarem, eles são fracos e dão uma experiência considerável, mate-os antes que eles te matem.

Zumbis também são agressivos mas são bem lentos e geralmente são fáceis de despistar.

Eles são muito fortes, portanto só parta para batalha se tiver certeza que consegue derrota-los, eles dão uma exp bem boa, portanto se você consegue ataca-los de com segurança, use e abuse deles.

Esqueletos, são a menor experiência desse mapa, mas os mais fáceis de matar, não são agressivos portanto pode bater neles com segurança, comece por eles, a menos que os familiares te persigam.

Poporing são passivos mas não se engane, eles não tem nada a ver com seus irmãos rosados, são os monstros mais fortes desse mapa, te envenenam e não são mortos-vivos (portanto nada de tentar curá-los).

Assim que você puder matar Poporings, considere focar neles até que eles deem uma experiência irrisória.

screenragnaBR012

Dizem para ficar nesse mapa até o nível 25, mas eu gosto muito de ficar até o 35, já que vai ficando tão fácil matar os inimigos que a experiência por minuto chega a aumentar.

A partir daí, eu recomendo que vocês comecem a socializar, façam grupos (que dividem experiência entre si para cada monstro morto) e procurem informações sobre onde upar sozinho ou junto.

Dependendo da classe eu gosto de ir para a Vila dos Orcs matar Orc Zumbi (por continuarem sendo mortos-vivos).

Se você tiver acesso à qualquer coisa do elemento fogo vale a pena dar uma passada na cidade industrial de Einbroch e matar Metalings ou Plantas Carnívoras (Geographer).

b46637e9d03e3ca00c12a6cf235630004280

Essas plantas te matam em uma só porrada e são agressivas, mas elas estão enraizadas no chão e não conseguem se mover portanto arqueiros e magos que conseguem manter sua distância deitam e rolam nesses bichos sem nenhum risco e ganhando experiência gigantesca (podendo pegar até nível 75 somente nelas!).

Quando você atingir o nível 40 de Classe, você poderá mudar de classe novamente, para o segundo nível.

Caso você seja um Arqueiro, lembre-se que você pode se tornar tanto Caçador quanto Bardo/Odalisca (sim, um cara com um violão ou uma dançarina com um chicote).

No entanto, aguarde.

Use algum site de simulador de builds, para ver as habilidades possíveis para sua classe e decida se é melhor vira no nível 40 ou 50, é possível que você precise uns níveis extrar para formar sua build completa e não há vergonha nehuma de pesquisar no Google e “colar” da build de outra pessoa, existem guias específicos para isso!

Caso o seu servidor te force a fazer as quests de mudança de classe, pense também que as quests de nível 50 geralmente são mais fáceis (exigem menos passos) e têm recompensas melhores.

99malhp

Ok, mudando de Classe, seu nível de Classe retorna ao 1 (mantendo seu nível de Base), você estará bem mais forte, capaz de derrotar inimigos muito mais poderosos e pode partir para uma nova caçada agora em busca do nível 99 de Base, alcançando a ilustre aura azul que mostra que você chegou no topo.

O topo?

Não é bem assim, né?

A primeira vez que você atinge o nível 99, te dá a seguinte opção.

Ficar por aí mesmo e decidir que é isto que a vida tem pra trazer pra você, se juntar à um clã (de preferência ao meu) e participar na Guerra do Emperium (ah… a guerra do emperium… um dia eu posto sobre ela, caso vocês queiram, mas era a minha paixão antes surgir LoL, ou qualquer um desses e-Sports modernos, aquilo sim era competição em equipe) ou então…

Ir além e Transceder(literalmente)!

As classes transcendentais exigem uma quest dolorosa (que custa 1 milhão de zenys) e você vai renascer, literalmente, como um aprendiz nível 1 e que precisa de 3x mais experiência para evoluir um nível.

Não entre em pânico, no entanto, você é um Aprendiz T. (T de Transcedental), você tem mais atributos e um potencial ainda maior.

Se você foi um Caçador na vida passada, nessa nova você será um Atirador de Elite, Bruxos viram Arquimagos, Sacerdotes viram Sumo-Sacerdotes, Templários se tornam Paladinos, Cavaleiros serão Lordes e muito mais.

job-tree

Novas habilidades, novos designs, mais poder, mais vida, uma nova oportunidade de viver uma aventura e principalmente, um senso de dever cumprido ao atingir o nível 99 da classe transcendental, os caras que foram até o fim da vida 2x e estão aqui para contar histórias e ajudar seus colegas.

Estes sim são temidos nas Guerras do Emperium e mercedores de extremo respeito nas ruas das cidades.

Espero que vocês tenham gostado e se quiserem saber de mais alguma coisa, basta entrar em contato comigo através dos comentários ou do Twitter (@eddyderisio segue lá!).

 

Novice =  Aprendiz

Super novice = Super aprendiz

Swordsmen = Espadachim

Magician = Mago

Merchant = Mercador

Thief = Gatuno

Archer = Arqueiro

Acolyte = Noviço

Knight = Cavaleiro

Lord Knight = Lorde

Crusader = Templário

Paladin = Paladino

Wizard = Bruxo

High wizard = Arquimagos

Sage = Sábio

Professor = Professor

Blacksmith = Ferreiro

Whitesmith = Mestre-Ferreiro

Alchemist = Alquimista

Creator = Criador

Assassin = Mercenário

Assassin Cross = Algoz

Rogue = Arruaceiro

Stalker = Desordeiro

Hunter = Caçador

Sniper = Atirador de elite

Bard = Bardo

Dancer = Odalisca

Clown = Menestrel

Gypsy =  Cigana

Priest = Sacerdote

High priest = Sumo sacerdote

Monk = Monge

Champion = Mestre

Compartilhe essa quest!

About Gih Q'uest

Uma apaixonada por games, cultura nerd e lámen, cuido da edição dos posts do blog!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready