Eu comprei uma TV 4K!

lg
Aug
03

Eu comprei uma TV 4K!

Tudo começou alguns meses atrás e se você me segue no twitter (segue lá @eddyderisio) você deve ter percebido que eu estava MUITO chato com as minhas pesquisas sobre televisão.

Minha esposa, que é uma santa, me aturou todo esse tempo vendo fóruns e mais fóruns sobre o assunto, em busca da TV perfeita.

Um pequeno resumo das coisas que eu descobri:

A Samsung não resolveu investir em OLED, só em QLED que é uma tecnologia dela (mas não é proprietária, até porque ela já montou uma aliança com as chinesas TCL e Hisense para terem TVs QLED também).

QLED é puro marketing, é o mesmo painel de LCD com LEDs iluminando, com a diferença que tem uma parada aí de física quântica para extrair o máximo de brilho dos LEDs e tudo fica bem mais brilhante (muito brilhante, chega a cansar a visão).

qled

As lojas são malditas e elas deixam as melhores configurações em TVs médias, pra parecer melhores do que as TVs top, já que essas são mais fáceis de vender.

As TVs top eles colocam em opções “Eco” em que deixam a TV com brilho zoado, lag, judder, cores amareladas e etc…

OLED é muito superior, são leds orgânicos e é uma tecnologia realmente nova, isso tem seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos:

-Contraste infinito (ela consegue ligar e desligar pixels individualmente, então um pixel pode estar completamente preto e outro com o máximo de brilho, do lado, coisa impossível para uma TV de LED normal)

-Baixo consumo de energia (já que ela, literalmente, desliga alguns pixels quando a imagem é preta).

-Bom tempo de delay

-Cores maravilhosa

lg

Pontos negativos:

-Existe uma chance razoável de ter image retention e burn-in (uma imagem que fica estática muito tempo, tipo o símbolo da Globo, pode ficar marcado na tela, temporariamente (IR) ou eternamente (BI).

Pelo que eu andei pesquisando, é uma chance considerável até, pode ser até uns 10% então é roleta-russa, a cada 10, uma dá esse problema.

A Samsung faz até propaganda contrária à isso “Nós temos QLED e te damos 10 anos de garantia contra burn-in”.

Propaganda boba demais, já que eles usam OLED nos celulares deles top de linha (Galaxy S9) e eles têm uma chance parecida, considerando que muita gente usa o Facebook ou o Whatsapp no celular, até por

mais tempo do que assistem um só canal, hoje em dia, é besteira fazer propaganda contra ao invés de querer melhorar a tecnologia.

Bom esse foi um resumo do que eu aprendi sobre TVs, agora temos que mostrar os modelos que escolhemos para nossa short list e os preços que estávamos buscando.

Samsung MU7500

curva

Eu estava muito querendo uma TV curva.

Sério, eu sou um idiota, eu sei que a tecnologia é só um gimmick, mas é muito bonita essa budega, rapaz.

O problema é: a TV custou 3.5k (segundo o zoom) e tava saindo por quase 5k nas lojas, não conseguiria pagar tão mais caro sabendo que estava pegando um produto inferior só porque era mais bonito.

Sony X905E

sony

Sério, essa TV é perfeita, tem input-delay baixo, o painel é ANIMAL, usando FALD (Full-array local dimming) que separa a TV em quadrantes, para diminuir a intensidade do brilho dos LEDs só em partes específicas da tela, diminuindo a incidência do preto acinzentado.

A TV vem com Android TV (que é meio lento, mas tem MUITO app, sério, tem APP pra tudo, Twitch, Crunchyroll, HBO GO, Amazon Prime, Netflix e tudo mais que você possa imaginar, afinal é android).

Ela custa 5k, mas teve uma promoção por 3.7k no Ponto Frio, podendo parcelar e tudo mais.

Eu juro pra vocês que eu QUASE comprei essa TV, mas meu lado idiota, obviamente, não quis, pois ela era feia (e é mesmo, viu?).

A TV é preta, o apoio dela é feio, parece uma caixa preta e sem graça, sem nenhum design envolvido, só qualidade bruta de imagem.

LG SJ8500

DSC00047-1

Essa foi a primeira que eu descartei.

Ela tinha muitas coisas legais, por exemplo, o controle Smart Magic da LG (parece um controle do Wii, é muito útil e prático para mexer na TV, sério), display de NanoCell (praticamente o QLED da Samsung), som da Harman Kardon (empresa dona da JBL) BOM demais e várias outras vantagens.

O problema é, eu pesquisei demais:

Apesar dela estar barata, vi nós fóruns que ela usa um painel RGBW e IPS ao invés do clássico RGB e TN.

O que isso significa?

Sabe quando você coloca o olho colado na tela da TV e vê aqueles pequenas formas vermelhas (red), verdes (green) e azuis (blue)?

Então, o padrão RGB é o mais utilizado nas TVs e basicamente a TV coloca leds em cada uma dessas forminhas e brilham em diferente intensidade para formar cada uma das milhões de cores do espectro visível.

No RGBW, adiciona-se uma 4ª forma, com a cor branca.

Enquanto no RGB, para exibir o branco, basicamente eles acendem os 3 LEDs com o máximo de brilho para formar o branco, no RGBW ele simplesmente apaga os 3 LEDs e acende apenas o 4º (branco) para mostrar a luz e dessa forma ele economiza energia.

Parece ser algo positivo, certo?

Errado, a economia de energia é bem pequena e em troca disso, você tá abdicando em um mesmo espaço de ¼ dos pixels.

Enquanto com um painel RGB você tem uma TV de 50”, sub-dividida em pequenas células com 3-subdivisões que ficam acesas o tempo todo, na RGBW você tem o mesmo tamanho (50”) com a tela sub-dividade em pequenas células com 4 sub-divisões, onde uma só acende quando você tem cenas brancas.

O resultado disso é que o 4K das TV das LG (exceto OLED) é na verdade um 3K.

Tá aí, agora você saber por que a Samsung faz propaganda dizendo que é “a única com 4K de verdade”.

É uma mentira? É, mas é uma espetada na LG e seus painéis malucos.

Tá agora, vou mostrar pra vocês o modelo que foi a campeã e que eu eventualmente comprei:

LG B7P

Essa é a minha!

Essa é a minha!

É uma TV de OLED

55”

Fina como papel

Todas as qualidades da LG acima, sem o painel maluco que só faz 3K

É linda

Estava em promoção

Sério pessoal, eu estou completamente apaixonado por essa TV, a imagem dela é esplendida, o som dela é maravilhoso, os pretos são realmente pretos, chega até a ser bizarro já que nós não sabemos, mas estamos MUITO acostumados com os pretos acinzentados das TVs convencionais e o melhor de tudo, ela é ABSURDAMENTE bonita

LG, tá de parabéns demais.

fininha

A TV demorou pra caramba pra chegar, sério, eu achei que o Submarino tava de sacanagem comigo e tinham me vendido algo que nem tinham (até porque ela tava em uma baita promoção).

Eles nem mesmo geraram a nota fiscal, até eu encher o saco no twitter.

Felizmente, a TV chegou 1 dia antes da Copa do Mundo começar e aí veio a primeira decepção com o 4K.

Calma, calma… TV 4K é maravilhosa… quando o conteúdo é 4K!

Sério, chega a ser triste ver coisas em full HD numa TV 4K, tirando alguns players e blu-rays, que conseguem fazer um upscale maneiro, boa parte do conteúdo fica só borrado.

Foi triste assistir os jogos da copa na TV pois achei a imagem decepcionante (mais ainda porque eu descobri que tava no modo Eco ao invés do “Esportes” e a NET é uma porcaria).

Eu consegui dar uma melhorada na imagem, mexendo em algumas configurações e botando direto na antena ao invés da NET, mas nada de outro mundo.

Olha o tamanho dessa caixa de som

Olha o tamanho dessa caixa de som

Cheguei a pensar se devia ter comprado uma TV Samsung com o aplicativo SporTV 4K na Rússia (claro que é um motivo meio fútil, já que a Copa do Mundo já acabou e o Brasil ainda perdeu vergonhosamente com aquele gol contra).

Sorte que não comprei, pois ao começar a ver filmes, séries e etc através do Plex (sério, se vocês tiverem como, usem o Plex, ele é maravilhoso) e jogos em 4K, minha opinião mudou completamente.

Ajuda também o fato da Netflix ser compatível com todas as tecnologias que minha TV suporta (Dolby Vision, Dolby Atmos, HDR e até mesmo conteúdo 4K).

Eu tenho outra história pra contar sobre essa nova vida em 4K, que envolve compra e vendas de videogames, mas vai depender do sucesso dessa história aqui.

Se você tiver afim de ler, me manda um salve no twitter ou aqui nos comentários!

Compartilhe essa quest!

About Gih Q'uest

Uma apaixonada por games, cultura nerd e lámen, cuido da edição dos posts do blog!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready