Ragnarök parte 1 – Como tudo começou

rag
Oct
19

Ragnarök parte 1 – Como tudo começou

Em tempos de Thor: Ragnarok, um outro Ragnarok (res)surge na minha vida.

O jogo que definitivamente ocupou maior parte de meu tempo e uma paixão eterna, é Ragnarök Online.

Lembro-me bem, lá pra 2004, quando comecei a jogar o tal jogo que precisava pagar uma mensalidade (meus pais não concordavam com isso, na época).

Criei minha conta em uma Lan House, com a ajuda de várias pessoas que estavam lá, sem ao menos jogar, só assistindo os demais usarem os computadores, ganhando 7 dias grátis para testar o jogo.

maxresdefault

Eu não conhecia nem mesmo o básico do conceito de um MMO (nunca havia jogado Tibia antes) muito menos um RPG que emula várias características de um RPG de mesa, só que para computador.

Estes desconhecidos que me ajudavam me falavam que eu devia criar um Espadachim, pois era uma das “classes” mais fáceis de se aprender o jogo e é aí que começou minha aventura.

Ragnarök, tanto no filme quanto no jogo, se referem ao crepúsculo dos deuses na mitologia nórdica, uma guerra insana travada contra Odin, o pai-de-todos, que culmina no fim dos mundos.

ragnarokhq_skillsim_tree

Os 9 reinos se encontram em perigo e você, em Ragnarök Online, é um habitante de Midgard (também conhecida como planeta terra), durante este apocalipse nórdico, deve viver sua aventura com milhares de outras pessoas, batalhando os inimigos que os deuses utilizaram para acabar com o seu planeta.

Ao criar seu personagem, você nada mais é do que um aprendiz, sim, exato, você não é nada ao criar o personagem, no entanto, possui um potencial infinito, podendo se tornar o que bem entender neste universo.

Para poder se tornar alguém, você deve antes colocar seus pontos de atributos (status) ganhados ao subir de nível de base.

Character_Novice

Os atributos principais são:

FOR/STR: Se trata da força física do seu personagem, ou seja, serve tanto para aumentar o dano que você dá nos seus ataques físicos quanto para aumentar a capacidade de carregar peso do seu personagem.

Caso você decida se tornar um Cavaleiro, Mercenário ou qualquer classe de contato direto, este

atributo se torna obrigatório para fazer com que seus golpes sejam mais efetivos.

AGI: A agilidade do seu personagem, faz com que você ataque mais rápido e aumenta sua chance de esquivar dos ataques inimigos.

Várias classes se beneficiam deste atributo, mas em geral, a árvore evolutiva da classe de gatuno é a campeã em usar este atributo com maestria.

VIT: A vitalidade do seu personagem, aumenta os seus pontos de saúde (HP) assim como os status de defesa e a resistência contra status negativos (como congelamento, atordoamento e etc…)

Caso deseje ser o protetor (tank) de seu grupo, despeje pontos aqui.

INT: Inteligência, não, ela não faz você ficar menos burro… As habilidades dos personagens do Ragnarök são regidas por uma segunda barra, além do HP, chamada de SP, a clássica mana dos RPGs, pontos em inteligência aumentam a quantidade de SP, portanto aumentando o número de habilidades que você pode usar assim como aumentam o dano de habilidades mágicas, ou seja, se você for um mago e quiser dar mais dano, não coloque pontos em força, apenas fique mais esperto.

Ragnarok_Online_Status_Window

DES/DEX: A destreza de seu personagem, aumenta a sua precisão, fazendo com que erre menos golpes, combatendo a agilidade dos inimigos, aumentando também a força dos seus golpes com ¼ da efetividade do atributo FOR/STR e a velocidade de ataque com ¼ da efetividade do atributo AGI.

Caso você decida se tornar um arqueiro, também não desperdice pontos em força, o dano do arqueiro é determinado pela sua destreza, a força do arqueiro serve apenas para carregar mais flechas, fica a dica.

Caso você decida se tornar um mago, as suas magias demoram certo tempo para serem carregadas e conjuradas, este tempo pode ser reduzido ao aumentar os pontos de destreza.

Caso você decida se tornar um ferreiro ou um alquimista, isto aumentará suas chances ao forjar/aprimorar uma arma ou então ao preparar uma poção mais complexa.

SOR/LUK: A sorte de seu personagem, um dos atributos mais únicos de Ragnarök, possui efeitos variados dependendo de sua classe e objetivo.

Um dos principais usos é para aumentar a sua chance de acerto crítico, um acerto que acontece com uma chance mínima e que ignora qualquer defesa que o inimigo possa ter, um Acerto Crítico

também “nunca” erra.

A única forma de você esquivar de um acerto crítico, é ao ter mais sorte (literalmente e figurativamente) do que seu inimigo e realizar uma Esquiva Perfeita, você saberá que esquivou deste golpe mortal ao surgir um emoticon escrito “Lucky” ao ser atacado e não receber dano algum.

A sorte também influencia na chance de forjar/aprimorar armas e no preparo de poções, com eficiência menor do que a destreza (mais ou menos como a vida real).

ragnarok_online_30_1024x768

Sabendo o básico de Ragnarök e conseguindo criar seu aprendiz, vou ensiná-los um pouco sobre as classes básicas do jogo para ajudar na sua decisão.

Começando pelo conceito da numeração da classe, nós temos 3 classificações principais de classe:

1-1, 2-1 e 2-2.

Você decide primeiro por uma classe 1-1 e após atingir certo nível, poderá escolher se irá se tornar uma classe 2-1 ou 2-2.

As classes primárias:

Character_Swordsman

EspadachinspartyicnEspadachim:

 

Descrição: Classe clássica de qualquer RPG e jogo, é o personagem que geralmente vai a frente no grupo, protegendo os demais participantes.

Jogabilidade: Consegue desferir poderosos golpes e tem grande durabilidade e resistência.

Atributos: Pontos de Força e Vitalidade são bem-vindos para esta classe.

Coloque alguns pontos de Agilidade e Sorte caso queira partir para um estilo mais agressivo.

Armas: Espadas/Lanças de 1 mão + Escudo ou então Espadas/Lanças de 2 mãos

Pode escolher entre se tornar Cavaleiro ou Templário.

 

Character_Thief

GatunospartyicnGatuno:

 

Descrição: Uma classe voltada mais para o uso de algumas sub-mecânicas do jogo.

Jogabilidade: Geralmente é pouco resistente, mas tem alta esquiva e ataca bem rapidamente, sendo bastante versátil para diversos grupos, mas sendo excelente para as aventuras solo.

Possui habilidades para envenenar e furtar itens de seus inimigos.

Atributos: Sinta-se livre para colocar alguns pontos de força e bastante de agilidade.

Dependendo de como você quer construir seu personagem, foque mais na força e em alguns pontos de sorte.

Armas: Adagas ou Arcos

Pode escolher entre se tornar Mercenário ou Arruaceiro.

Character_Magician

MagospartyicnMago:

 

Descrição: Uma das classes mágicas do jogo, tem alto poder destrutivo mas quase nenhuma resistência, fuja do perigo sempre que possível.

Jogabilidade: Tem a habilidade de poderosas magias elementais para maximizar o dano em qualquer situação.

Use e abuse de Barreira de Fogo e Rajada Congelante, caso decida se aventurar sozinho, para conseguir manter uma distância entre você e os inimigos.

Conheça bem os elementos dos monstros que deseja derrotar para ser mais eficiente.

É recomendado que evolua sempre em grupo, para ter alguém para protegê-lo.

Atributos: Coloque pontos em inteligência para aumentar seu dano e destreza para carregar mais rápido suas magias.

Armas: Cajados ou Adagas

Pode escolher entre se tornar Bruxo ou Sábio.

Character_Archer

ArqueirospartyicnArqueiro:

 

Descrição: Classe de longo alcance, possui um poder devastador e golpes bem rápidos, mas também sofrem com sua resistência.

Jogabilidade: Usam flechas elementais para aumentar sua efetividade contra uma gama maior de inimigos.

Pratique bastante o famoso bate-e-corre, para se manter vivo, use bastante o mouse para manter-se sempre em movimento, mas prepare-se para enfrentar inimigos bastante poderosos.

Atributos: Despeje sem dó pontos em DES/DEX, pois a destreza será seu atributo principal, aumentando seu dano e sua velocidade de ataque, AGI será o atributo secundário para disparar

cada vez mais flechas.

Coloque alguns pontos em força caso esteja precisando carregar mais flechas ou inteligência dependendo do caminho que deseja seguir.

Alguns pontos em vitalidade não fazem mal a ninguém, para combater sua falta de resistência.

Armas: Arco ou adaga

Podem escolher entre ser Caçador ou Bardo/Odalisca

Character_Acolyte

NoviçospartyicnNoviço:

 

Descrição: Classe mágica de suporte do jogo, mas não se engane, esta classe além de apoiar, fortalecer e curar os seus aliados, também é um dos protetores (tanks) mais resistentes do jogo.

Jogabilidade: Dependendo do caminho que escolher, prepare-se para também dar danos inimagináveis em inimigos, principalmente se eles forem mortos-vivos ou do elemento sombrio.

Atributos: Por ser um das classes mais versáteis do jogo, não seria prudente recomendar os atributos aqui, leia a parte sobre suas classes superiores para decidir qual deseja seguir.

Armas: Maças

Pode escolher entre tornar-se Sacerdote ou Monge.

Character_Merchant

MercadorespartyicnMercador:

 

Descrição: Classe mercantil do jogo, no entanto, não julgue um livro pela capa, pois elas podem se tornar uma das mais temidas nas guerras.

Jogabilidade: A sua habilidade mais poderosa é a Mamonita, onde o personagem joga, literalmente, dinheiro, no inimigo, deixando você, efetivamente mais pobre.

Para compensar, o mesmo pode abrir vendinhas, para negociar seus itens com outras pessoas e também tem suas habilidades de negociação que permitem que você venda mais caro e compre mais baratos os itens em NPCs (personagens não jogáveis).

Quase tão resistente quanto um cavaleiro, o mesmo pode facilmente ir à frente de um grupo, principalmente caso tenha dinheiro de sobra.

Atributos: Mesmo caso dos noviços, melhor você dar uma olhada na parte de suas evoluções para ter certeza de qual caminho irá seguir:

Pode escolher entre ser Ferreiro e Alquimista

ragnarok_online_art_63

Classes 2-1

As primárias e originais evoluções das primeiras classes.

Um conceito que você deve entender logo de cara no Ragnarok é o seguinte:

Você tem dois níveis, um de base e um de classe.

O nível de base(Base Level) é o nível do seu personagem que te permite colocar novos pontos em atributos.

O nível de classe(Job Level) é o nível que você está em determinada profissão, ou seja, se você escolheu ser Espadachim, o nível de classe represente o seu nível de Espadachim.

Cada nível de classe, te permite colocar um ponto em uma habilidade específica para aquela classe, ou seja, um Espadachim aprende uma habilidade chamada “Golpe Fulminante” e pode subí-la de nível até um máximo de 10, com cada ponto de nível de classe que ele ganha.

A partir do nível 40 de Classe, você pode escolher uma nova profissão, na cadeia evolutiva que você escolheu.

Por exemplo, um Espadachim pode escolher se tornar um Cavaleiro ou um Templário, mas não pode se tornar um Ferreiro, sendo este a evolução apenas do Mercador.

A primeira classe te permite ir até o nível 50 de classe, porém, nem todas as profissões precisam de todos estes pontos para serem eficientes, no entanto, ao chegar no nível 50 de classe, geralmente as quests (missões) para mudança de classe se tornam mais fácil ou então o jogo te permite pular uma etapa, portanto, pode vale analisar se você quer ou não.

Agora, vamos às classes:

Character_Knight

CavaleirospartyicnCavaleiro:

 

Descrição: A primeira classe a usar montaria, se movimentam rapidamente e sempre vão na frente dos demais, podem ser muito resistentes ou então bastante ágeis, mas sempre bastante poderosos

Jogabilidade: Podendo usar espadas de duas mãos para atacar rapidamente, utilizando-se de muita agilidade e sorte para golpes críticos, são uma classe muito popular para evoluir sozinhos.

Em contrapartida, podem escolher usarem poderosas lanças e escudos, para proteger seus colegas de dano e dar danos em áreas com Brandir Lança e Impacto de Tyr, juntando vários inimigos para derrota-los de uma vez ou então para que uma classe poderosa como um bruxo, os mate.

Atributos: Pontos de Força e Vitalidade são sempre bem-vindos para esta classe, caso seja de

lança, mais pontos de vitalidade do que qualquer um outro e alguns pontos de Destreza para garantir que acertará os inimigos.

Caso queira ser um lobo solitário, parte para a agilidade e sorte, com apenas alguns pontos em Força e Vitalidade, para garantir sua sobrevivência.

Armas: Espadas/Lanças de 1 mão + Escudo ou então Espadas/Lanças de 2 mãos

Character_Assassin

MercenáriospartyicnMercenário:

 

Descrição: Uma das classe mais letais do jogo, sai das sombras, mata o inimigo e volta à invisibilidade.

Jogabilidade: Você pode escolher equipar duas adagas, uma em cada mão (única classe capaz disso), atacando rapidamente e com força, esquivando praticamente de todos os ataques de seus inimigos matando rapidamente os inimigos.

Você também pode escolher utilizar uma Katar, lâminas acopladas às mãos que tem o objetivo atingir pontos vitais do inimigo, aumentando e muito a chance de acertos críticos e dobrando o dano quando este tipo de golpe ocorre, você ainda tem a opção de usar o golpe Lâminas Destruidoras onde o mercenário desfere 7 golpes na velocidade do som, para matar rapidamente seus inimigos.

Atributos: FOR, AGI e DES para o mercenário de duas adagas ou de Katar para Lâminas Destruidoras ou então FOR, AGI e SOR para mercenários de Katar de acerto crítico.

Armas: Duas adagas, duas espadas ou então katares.

Character_Wizard

BruxospartyicnBruxo:

 

Descrição: Poder de destruição bruto e puro, a perfeita encarnação do termo canhão de vidro.

Jogabilidade: Peça para alguém te proteger, juntar o máximo de inimigos possíveis em um só lugar e desencadeie a Ira de Thor sobre os mesmos e veja-os explodindo em um show pirotécnico de raios de múltiplas cores, ou então faça uma chover meteoros, crie uma nevasca e congele seus oponentes.

Lembre-se de combinar elementos para dar mais dano ainda, pois ao congelar um inimigo, este torna-se do elemento água e toma mais dano de raios.

Atributos: INT, muita INT e certa DES para garantir que vai conseguir conjurar a magia antes de apanhar, lembrando que ao apanhar a conjuração é interrompida.

Armas: Cajados e Adagas, mas foquem em cajados.

be249630f16a6caddc83438500f5cf67

CaçadorespartyicnCaçador:

 

Descrição: Como o próprio nome sugere, perfeitos para caçar, classe muito versátil e que se vira muito bem nas aventuras solo

Jogabilidade: O caçador é um arqueiro com acesso à um Falcão que te ajuda em combate e também inúmeras armadilhas, para prender, empurrar, congelar, atordoar, exaurir, ufa… deu pra entender, né?

Pra ser sincero, só você, seu arco e seu falcão, são o suficiente para se virar sozinhos contra qualquer inimigo, deixe as armadilhas para as eventuais guerras dos Emperium.

Atributos: DES, DES e mais DES, pode colocar um pouco de agilidade também.

Caso queira fazer seu personagem específico para a guerra, pode colocar também bastante vitalidade e até mesmo um pouco de força, para poder carregar consigo grandes números de armadilhas.

Armas: Arcos 99% do tempo, no entanto, em caso de guerra, pode usar uma faca com bons status em casos específicos.

Character_Priest

SacerdotespartyicnSacerdote:

 

Descrição: Um suporte poderoso? Um protetor (tank) eficiente? Um exorcista? Tudo isso e muito mais

Jogabilidade: O sacerdote de suporte nunca fica sem grupo, ele entra no jogo e já estão chamando ele pra se aventurar em conjunto, curando seus amigos, fortalecendo-os e protegendo a todos.

Quando vão matar monstros do tipo chefe (conhecidos como MvP), ele pode até ficar na frente, apanhando do inimigo para que os outros mais fortes matem-no.

Se o inimigo for do tipo morto-vivo ou sombrio, o cenário muda completamente e ele se torna a estrela do show, a mesma magia que cura os seus aliados, dá dano em mortos-vivos, utilize a habilidade Signum Crucis e o seu personagem faz o sinal da cruz pela metade a defesa de todos os

mortos-vivos na tela.

Use a habilidade Ressucitar, para levantar um aliado caído em batalha ou para matar em apenas um golpe um inimigo Morto-Vivo, use Esconjurar para baní-los desta terra e use Magnus Exorcismus para detoná-los em área.

Atributos: No geral, inteligência e vitalidade, para ser um bom suporte.

Caso queira ser exorcista, vá em frente e coloque um pouco de destreza também, já que você vai querer carregar magias rapidamente como os bruxos.

Armas: Cajado ou Maça, mas dê preferência para cajados, Sacerdotes de batalha existem, mas não são tão populares desde a chegada dos Monges.

Character_Blacksmith

FerreirospartyicnFerreiro:

 

Descrição: Você quer forjar armas fortíssimas para fazer seus amigos brilharem ou quer o poder de partir montanhas com as mãos? Ferreiros podem fazer ambos!

Jogabilidade: Muitos ferreiros são apenas forjadores de armas, forjando espadas, adagas e machados fortíssimos, mas de vez em quando, alguns desses ferreiros resolvem utilizar este conhecimento para destruir os seus inimigos.

Possuindo Manejo Perfeito e Perícia com Armas como ninguém, os mesmos conseguem Maximizar Poder de todos os seus golpes.

Atributos: Força, destreza e agilidade caso queira partir pra porrada ou então destreza e sorte, caso você queira criar poderosas armas.

Armas: Machados, apesar de ferreiros serem bem versáteis, a maioria se dá melhor com o uso de machados.

ro-sd-characters3

Ufa, terminado o overview sobre todas as classes originais de Ragnarök.

Tenha em mente que o jogo começou assim, humildemente, com classes bem contidas, mas conceitualmente com muito potencial.

Gostaria de encerra este post explicando um pouco sobre uma das coisas que eu mais gosto no jogo e deixando as demais classes e vertentes para posts posteriores.

Fotogde00

A Guerra do Emperium!

Ah sim, onde toda a singularidade de Ragnarök se expressa em uma caótica batalha pelo controle dos castelos.

Clã contra clã, as estratégias de invasão e proteção são montadas:

Seu clã é dono de um castelo? Ajude a protegê-lo dos clãs inimigos, as invasões serão constantes durante as 2 horas de guerra, monte estratégia, posicione-se, lidere e garanta o sucesso.

Bruxos ficam conjurando suas magias nas entradas, caçadores colocam armadilhas nos corredores e mercenários ficam invisíveis para tentar pegar os engraçadinhos que quiserem furar a defesa.

O objetivo é proteger a Emperium, pedra-fundadora, do seu clã, não deixe ninguém quebra-la, mantenha os sacerdotes curando-a com seus santuários.

Seu clã quer invadir um castelo? Monte seu plano, identifique os melhores do seu grupo, cavaleiros vão na frente pra limpar a massa e tentar impedir os bruxos de atacar sua equipe, em seguida vão mercenários para limpar os que não estão morrendo de jeito nenhum para os cavaleiros.

2017-08-22_oqueeragnarok

Caçadores passam em seguida, tentando espalhar os demais com suas flechas e colocando armadilhas no caminho percorrido, o objetivo é sempre quebrar a Emperium do clã inimigo.

Após quebrar a pedra, o castelo é do seu clã e todos os demais são expulsos, somente por tempo o suficiente para vocês se reagruparem e organizarem a sua defesa.

Duas horas se passam e os clãs que mantiveram com sucesso o castelo ao tocar o gongo, podem colher seus louros.

O líder do clã pode abrir baús cheios de tesouros, enquanto seus companheiros de guilda podem aproveitar os calabouços maravilhosos, abundante em monstros que dão bastante experiência e são razoavelmente fáceis de matar, aproveitem, vocês merecem e muitas vezes, em menos de uma semana, você vai ter que batalhar de novo para manter esse direito!

Ragnarok_Online_EU_Artwork_7

Espero que vocês tenham gostado do post e fiquem ligados aí no blog para os próximos post sobre Ragnarök, já que eu voltei a jogar ativamente.

Caso queiram saber, eu estou jogando no servidor oficial internacional (iRO) no servidor RE:START, este é um novo esquema de servidor onde eles recomeçaram o jogo desde seu início, utilizando as novas mecânicas das últimas atualizações, combinada com o contexto do Ragnarök original, apenas com as primeiras classes.

Ao longo dos tempos, eles irão atualizar e adicionar os conteúdos no jogo, as novas classes, os novos itens e tudo mais.

Deixo aqui com vocês um vídeo mostrando a guerra do emperium no servidor RE:START no iRO:

Aproveitem esta experiência mágica de redescoberta das origens de um dos jogos online mais populares do mundo, se quiserem me encontrar por lá é só buscar por EddyQuest, Let’s Rök!

Compartilhe essa quest!

About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou estudante de Ciência da Computação, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha noiva Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready