O que você precisa saber sobre como os aplicativos invadem sua privacidade

image
Sep
21

O que você precisa saber sobre como os aplicativos invadem sua privacidade

Vivemos numa época em que o celular é nossa principal ferramenta, é através dele que nos conectamos com o mundo. Nosso smartphone é realmente um companheiro para todas as horas, com nossos aplicativos podemos fazer praticamente qualquer coisa. E se tem alguma coisa que o celular não faz, então nós o usamos para pesquisar como fazer.

Os brasileiros são os que mais usam aplicativos no mundo todo, mostram pesquisas. Segundo a equipe de Internet da net, um brasileiro pode chegar a usar cerca de 29 aplicativos em um mês, mais do que a média mundial. Isso significa que passamos muito tempos conectados.Olhamos nosso celular mais de 150 vezes ao dia, mostra uma pesquisa da Nokia.

Como se isso não bastasse, uma centena de aplicativos novos são disponibilizados toda hora. Só em 2015, 75 bilhões de aplicativos foram baixados, dizem especialistas da área tecnológica. É fácil se deixar levar pela pressa de baixar aquele joguinho novo ou pela alegria de achar uma ferramenta super útil, mas não podemos nos esquecer ter cuidado com o que colocamos nos nossos celulares.

É claro que com tantas  opções e possibilidades, pode ficar difícil dar a atenção devida para alguns detalhes. E alguns descuidos apesar de parecer inofensivos, podem funcionar como porta de entrada para hackers. Isso sem nem falar de aplicativos e desenvolvedores que não respeitam sua privacidade e podem até mesmo vender suas informações sem nenhuma autorização.

Assim, o aparelho que foi criado para facilitar nossas vidas, pode conter vulnerabilidades. Isso acontece com qualquer tipo de aplicativo, inclusive os pagos. Uma pesquisa da Appthority mostra que 83% dos 100 aplicativos mais populares estão associados com riscos de segurança e invasão de privacidade.

A mesma pesquisa mostra que a grande maioria fica entre os aplicativos gratuitos: 95% dos aplicativos gratuitos apresentam algum comportamento de risco de segurança e invasão de privacidade. Entretanto, os aplicativos pagos não ficam muito atrás, 78% deles oferecem riscos.

A verdade é que nem todas as empresas merecem confiança, algumas podem não se dedicar tanto a segurança e acabar dando oportunidade a criminosos de rastrear seu celular ou ter acesso a informações e senhas importantes, e acabar prejudicando os usuários. Mas como reconhecer esses problemas?

O problema pode ser maior do que imaginamos, mas com alguns cuidados nós podemos tornar nossas atividades nos aplicativos muito mais seguras e evitar entrar numa enrascada.

Conheça algumas situações que podem se tornar perigosas, entenda os meios mais comuns em que os apps acabam invadindo sua privacidade e saiba como se proteger.

Confira no infográfico logo abaixo:

 

apps-celular

 

Como me manter seguro?

Não adianta achar que seu celular vai ficar totalmente seguro. Claro que alguns métodos mais avançados para garantir a segurança são recomendados para pessoas que lidam com informações sensíveis.

E não ache que você não correr riscos só porque usa o celular só para jogar e conversar, na verdade, os resultados da Appthority mostram que os jogos são os que oferecem mais comportamentos arriscados entre todas as categorias de aplicativos, especialmente entre os In-apps (pagos). Os aplicativos de música, redes sociais e comunicação aparecem logo após.

Mas no geral, você deve ficar bem se evitar baixar aplicativos que não sejam da loja original do seu celular, procurar desenvolvedores confiáveis e com boa reputação, e sempre mantenha seus aplicativos atualizados, mesmo que não mude nada na aparência, as atualizações quase sempre trazem pequenas correções em brechas de segurança.

Se um aplicativo pede muitas permissões, principalmente se elas não fizerem sentido (por exemplo, se um jogo pedir acesso a sua localização), fique atento, só aceite se você realmente se sentir seguro e confiar na desenvolvedora do aplicativo.

Pode ser um pouco mais difícil conferir as permissões no sistema Android, então para terminar, aqui vai uma dica: O avast! Free Mobile Security identifica potenciais riscos de privacidade escaneando e mostrando as permissões requeridas pelos seus aplicativos, de forma que você poderá saber que informações está realmente fornecendo a eles.

 

#ad

Compartilhe essa quest!

About Gih Q'uest

Uma apaixonada por games e cultura nerd, cuido dos posts de humor e os sensuais, tenho um tumblr, pra acessar é só clicar na imagem sexy lá na parte de cima do blog, mas tenha cuidado, o tumblr tem conteúdo para maiores de idade!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready