Minha vida em TI e Telecom

hue
May
03

Minha vida em TI e Telecom

Ao longo desses últimos anos (desde que criei o blog em 2011 pra ser mais preciso) tive uma dúvida constante: sobre o que devo escrever no blog?

Tive sempre uma paixão gigante por Games(que aliás foi a inspiração inicial para criar o blog), por quadrinhos, por tecnologia e até mesmo por jornalismo… Criei o blog com o nome de Main Quest por que encarava escrever aqui como um desafio, o que falhei em perceber é que todas as opções que eu tinha ponderado para escrever representavam uma coisa apenas, a verdadeira quest principal: minha vida.

Não quero soar prepotente escrevendo sobre minha própria vida, mas afinal de contas os blogs foram criados para serem diários na internet, talvez as opiniões que eu exprima aqui mudem drasticamente em pouco tempo, mas justamente por isso acho interessante anotá-las neste momento.

Como vocês já podem ter lido (se é que alguém vai ler esse post) no título desse texto estou querendo focar minha escrita no lado acadêmico/profissional por que percebo que uma das coisas que mais me perguntam no Twitter é sobre minha profissão, a qual apesar de ser bem popular ainda gera muitas dúvidas, principalmente no publico alvo do blog: adolescentes e jovens adultos.

Para começar gostaria de explicar que sou formado em Ciência da Computação, mas trabalho em Telecomunicações, a área de telecom apesar de ser uma das mais presentes no mundo todo, seja para a pessoa normal ou para empresas, é bem confusa para o leigo, começando com a confusão que todos fazem com Telemarketing.

Telecom envolve desde os roteadores e modems(sim, essa estrutura de roteadores e modems não está presente apenas na sua casa mas vai até partes bem avançadas na composição da nuvem da internet, os equipamentos da outra ponta são apenas bem mais caros que aquele modemzinho da Motorola que a NET te dá de graça) que provém a internet fixa até as antenas, rádio-bases e servidores que provém a internet móvel.

Justamente por ser um mercado tão aquecido (todos tem/querem/precisam ter banda larga em casa e nos smartphones) telecom é considerado a área nobre do TI, mesmo emprego/função, melhores salários e condições de trabalho.

Ericsson-logo

Outra confusão que enfrentei por certo tempo foi quando trabalhava na Ericsson, começando com o fato dela ser confundido com sua finada irmã menor, a Sony Ericsson, diferente dessa irmã, a Ericsson é a maior empresa de telecomunicações do mundo, fabricando antenas, rádiotransmissores, além de produzir sistemas de gerência para as operadores de telefonia, até mesmo oferecendo os serviços de gerência e suporte para esses mesmos sistemas.

O que isso significa?

Uma operadora como a Vivo, TIM, Claro, Oi e etc., tem que comprar antenas da Ericsson, depois os sistemas de gerência, depois tem que contratar os serviços de operadores desses sistemas que por sua vez gerenciam as antenas, 60% das redes de telecomunicações do mundo passam pela Ericsson, sacou como ela tá presente em tudo da sua vida e você nem sabia?

Basicamente se você tem internet, sendo em casa ou no celular, 3G ou 4G, se tiver Bluetooth no seu celular, a Ericsson diz: de nada.

Falei que a a Sony Ericsson era a irmã finada da Ericsson, pois ela era apenas uma joint-venture funcionando como uma terceira empresa sendo tanto da Sony quanto da Ericsson, a Ericsson por sua vez vendeu sua parte para a Sony que absorveu a empresa por inteiro…

Teve gente que chegou a me parabenizar pois trabalharia daquele momento em diante para a Sony, wtf?!?! Como se eu fosse querer trabalhar pra uma empresa que não consegue(pelo menos não conseguia na época) ser líder de mercado mesmo apostando em todos os mercados!!!

Essa foi só uma das fases da minha vida, pois atualmente trabalho em outro lugar, na AT&T!

 

A AT&T da mesma forma que a Ericsson também gera extrema confusão na cabeça dos meus colegas e seguidores.

Para quem não conhece, a AT&T (American Telephone & Telegraph) é a maior operadora de telefonia do mundo, como também é a mais antiga, fundada em 1885 por nada mais nada menos que o senhor Alexander Graham Bell, inventor do telefone( e mais uma porrada de coisas).

Para quem já conhecia a AT&T vem outra pergunta à mente: ela tá vindo pro Brasil?!?!

Pois eu te digo que ela já está no Brasil há mais de 10 anos, ela só não tem pretensão(até onde eu sei) de estar no seu celular pessoal, oferecendo na verdade o serviço de internet à empresas multinacionais.

Beleza, agora que você já está situado no meu currículo/experiência pode decidir se acha que ela é válida pra você ou não.

O que eu noto na área de Telecom ou de tecnologia em geral é a falta da necessidade de um diploma de ensino superior, sendo que legalmente não é exigido para exercer a função como é o caso por  exemplo de medicina ou de advocacia.

Eu mesmo trabalho com diversos colegas no mesmo nível ou um pouco acima de mim sem formação superior.

Outra coisa que digo é que quem trabalha com tecnologia tem que fugir do complexo de Bill Gates ou  Steve Jobs, não é por que você trabalha nessa área que você tem a obrigação de inventar uma plataforma que mudará o mundo, seu trabalho é tão nobre quanto você o fizer e não há vergonha nenhuma em ser mais um funcionário em uma empresa (ao invés do presidente).

Contanto que você se esforce pra fazer o seu melhor e tente formar uma carreira, essa é uma área que te permitirá viver bem e com conforto, mesmo após todo esse tempo ainda existe uma falta de mão de obra qualificada gigantesca no mundo todo (sim, não é só no Brasil)

Uma segunda coisa que gostaria deixar de dica para quem tá lendo até aqui (que coragem, hein) é a seguinte: não se foquem em fazer uma faculdade obrigatoriamente da área de tecnologia ou se fizerem, pensem na possibilidade de fazer uma pós-graduação em alguma área mais voltada à administração seja ela gerência de projetos ou administração com foco em tecnologia…

Algo que você mesmo vai (e deve) perceber é que desenvolvedor, tanto Steve Jobs quanto Bill Gates foram por pouquíssimo tempo, logo depois ambos se tornaram administradores e foram suas habilidades de empreendedores que os fizeram chegar onde eles chegaram, o mesmo vale para os funcionários de TI, só dá pra ser técnico até certo ponto na hierarquia, depois de um tempo você vai chegar em um cargo administrativo, seja coordenando ou gerenciando uma área.

Se você quer trabalhar com redes você pode tirar um certificado Cisco (CCNA) estudando por conta própria em alguns meses e no final pagando pra fazer a prova que já vai fazer o seu currículo valer mais do que alguém que tem um “simples” bacharelado de 4 anos na área.

O mesmo vale pra qualquer outra vertente da tecnologia, não espere que o diploma vá te conseguir um emprego( que não confunda, todo seu estudo até a faculdade tem como único objetivo te arranjar um bom emprego), use a faculdade para ver o que você mais gosta e vá atrás de cursos técnicos, procure os mais importantes e/ou baratos para aquela área, vá atrás de certificados e logo em seguida de estágios na área.

Uma última coisa que eu achava que era presumível mas realmente não é: invista em idiomas, inglês é imprescindível, sem isso nem mesmo as empresas mais medíocres vão querer olhar seu currículo, mas notem que nós vivemos no meio (quase geográfico, mas principalmente político e econômico) da América Latina, portanto espanhol é uma língua que abre diversas portas no mercado de trabalho, já que a maioria das empresas multinacionais dividem suas empresas em regiões e fazem com que vocês tenham um contato praticamente equivalente em inglês e em espanhol.

Essas são as dicas que eu tenho pra compartilhar com meus míseros 22 anos, três idiomas e duas empresas de experiência, espero que vocês tenham gostado.

Compartilhe essa quest!

About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou arquiteto de negócios de telecomunicações, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha esposa Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!
  • gabrielderisio

    Adorei o texto, me esclareceu muito. Beijos primo.

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready