O Hobbit e por que você deve assistí-lo!

hobbit-logoMQ
Dec
15

O Hobbit e por que você deve assistí-lo!

Oi!

Bom, me pediram pra fazer uma resenha mais complexa do segundo filme da Trilogia Hobbit, a Desolação de Smaug, já que minhas opiniões estavam muito segregadas pela limitação de 140 caracteres do Twitter, então cá está, sejam bem vindos ao meu review do filme.

Já alerto que este review…

CONTERÁ SPOILERS!

Ou seja, meu review é mais voltado para quem já assistiu o filme e fica como um convite para quem quiser discutir sobre o tema, seja aqui nos comentários ou no twitter, sintam-se avisados.

Vou começar falando algo para todos os públicos, quem já leu O Hobbit, parabéns você é um campeão e podemos andar juntos na hora do recreio, quem não leu O Hobbit, deve lê-lo, mas sabendo que o filme não tem nada a ver com o livro.

Exatamente isso que eu falei, sabe quando você vê aquelas palavrinhas no final de versões cinematográficas de livros: “Baseado na obra de X autor”?

Então, Peter Jackson levou esse conceito aos limites.

A trilogia é baseada na obra de Tolkien, mas longe de ser uma adaptação fiel do livro.

Não querendo chover no molhado, mas gostaria de lembrá-los que o filme do Senhor dos Anéis foi baseado em uma trilogia de livros, cada um com 400 páginas, enquanto o livro do Hobbit tem apenas 300 páginas, tendo isso dito, era de se esperar que Peter Jackson tivesse dado uma incrementada na história, seja com elementos que ele mesmo criou ou emprestando de outras obras do Tolkien e foi exatamente isso o que ele fez, esse segundo filme pega emprestado tanto do Senhor dos Anéis quanto de Silmarillion.

O Hobbit foi o primeiro livro que Tolkien escreveu, portanto tem nele somente um rascunho da Terra-Média, que tomou sua real forma somente na trilogia Senhor dos Anéis, existem adições feitas por Peter Jackson que são muito bem-vindas, como o Legolas, que realmente é o príncipe dos elfos da floresta, aparecer no filme, mesmo sem ter aparecido no livro, por um simples motivo, o personagem Legolas só foi criado quando Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis e chega a mencionar nele que o Legolas havia conhecido o pai do Gimli, o que nos leva a crer, que caso ele tivesse tido a oportunidade de reescrever O Hobbit ele teria adicionado certos elementos, os quais, creio eu, Peter Jackson tenha levado em consideração.

Alguns desses pontos eu gostaria de comentar mais detalhadamente, caso vocês me deixem, deixam? ah beleza então:

Legolas é uma excelente adição

Legolas como eu já havia dito, realmente é o príncipe dos elfos da floresta, então faz completo sentido ele estar nesse filme, agora este ponto me leva à outro…

LEGO-The-Lord-of-the-Rings-13

Quem é Tauriel?

Esse personagem não existe no Universo Tolkien, não me entendam errado, ela foi importante para o filme, ela cria um triangulo amoroso entre Legolas e o Kili e pode servir de ponte para a Guerra dos Cinco exércitos no terceiro filme, mas caras, eu não conseguia olhar pra ela sem me sentir ofendido, por que um personagem que nem mesmo existe nos livros está tendo tanto tempo de tela e um papel tão importante? Se ela era tão necessária para o enredo, como o livro funcionou sem a existência de tal personagem?

Sauron, oh meu deus o Sauron!

Essa cena foi fantástica, enquanto no livro o Gandalf some e temos pouquíssimas explicações sobre onde ele vai e o que ele está fazendo, o Necromante é brevemente mencionado, assim como Azog, porém descobrimos no Senhor dos Anéis que o Necromante era o Sauron, o que nos leva a crer, que o próprio Tolkien só desenvolveu esse personagem, após concluir O Hobbit, logo, parabéns Peter Jackson.

Mas aquela cena em que o Sauron enfrenta o Gandalf (que aliás finalmente aprendeu a usar magias de verdade, né?), “Não existe luz que possa resistir à escuridão” e finalmente vira o olho que tudo vê, MEU DEUS, a explicação da aparência de olho e a íris do mesmo ser  o corpo do Sauron, por favor, continuem com isso!

eye-o-sauron-03

Smaug, o Estupendo!

A cena em que Bilbo finalmente encara o Smaug é sensacional, não podia existir melhor ator pra fazer a voz de Smaug que Benedict Cumberbatch ( o Khan de Star Trek: Além da Escuridão), não só ele já contracenou com o Martin Freeman( Bilbo) na série britânica Sherlock, como ele dá a imponência e arrogância que o dragão precisa ter, 10/10.

O show de Freeman!

Martin Freeman brilhou como Bilbo nesse filme, a atuação dele estava impecável, suas expressões faciais foram perfeitas e realmente fizeram minha cabeça, não consigo agora imaginar outro ator que não ele, para interpretar o Bilbo.

Eu… gostei do Bard?

O Bard é um personagem tecnicamente pequeno nos livros, *spoiler máximo… talvez*, tá, é ele que mata o Smaug, mas ele é só mais um cara comum, com um arco, um tordo chega pra ele e fala que tem uma escama faltando embaixo do peito do dragão e ele o mata e vira campeão do povo, fim do personagem.

Mas nesse filme, ele é um rebelde, lutando por uma causa, até hoje amargando a derrota do seu ancestral Girion que foi por acaso o cara que arrancou a escama do Smaug, além disso ele está lutando tanto pelo bem do seu povo quanto para redimir o erro do seu antepassado, isso dá uma certa complexidade ao personagem que sinceramente eu gostei, não existe nos livros, foi invenção pura do Peter Jackson, mas não é que ficou bacana?

hobbit-3-med

Beorn, é você?

Não sei qual personagem era aquele no começo do filme, mas não era o Beorn não, destruíram uma excelente passagem do filme e pra que?

Deixaram um Beorn muito mais sombrio, não demonstrou ser um fã de grandes histórias, pelo contrário, eles simplesmente já sabia quem era o Thorin e estava ele mesmo contando a história para a Companhia dos Anões, se for pra descaracterizar tanto assim um personagem, tira ele logo do filme.

Fechem as comportas do rio!

Não sei por que inserir aquela cena, seria somente para o Kili tomar a flecha morgul e fazer com que a Tauriel fique mais preocupada com ele, acentuando ainda mais esse romance inventado pelo Peter Jackson?

Bom, seja lá o motivo pelo qual inseriram essa cena, ela é uma sequência de ação frenética sem igual, Legolas estava imparável e caraca, que armaduras lindas os elfos usam, fora as cenas gravadas com uma Go-Pro descendo um rio, sensacionais, colocar cenas que se destacam por sua baixa definição só para dar aquela sensação a mais de adrenalina, isso exige culhões, palmas para o Peter Jackson.

Concluindo…

Hobbit é um filme muito bom, chegando a ser melhor que o seu primeiro, eu só não entendo o motivo pelo qual o Peter Jackson odeia tanto quem leu o livro,  este filme tem BEM menos cenas direcionadas aos fãs, fez falta uma introdução como a de Uma Jornada Inesperada, citando até o primeiro parágrafo do livro.

A moral que fica é essa, o filme é bom, mas é muito mais agradável para quem não leu o livro e está tendo contato com aquela história pela primeira vez, quem leu o livro ainda assim pode gostar do filme, mas vai ficar sempre com aquela sensação enquanto assiste “por que estão colocando isso se tiraram aquilo?”, mas era uma sensação que era de esperar de um filme baseado em um livro pequeno ainda mais quando todos sabiam que seriam só 2 filmes e foi decidido de última hora que seriam 3.

Nota final

4de5

 

Compartilhe essa quest!

About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou arquiteto de negócios de telecomunicações, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha esposa Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!
  • mgmb

    Ótima analise!!!!
    ate que enfim vi alguém que falo alguma coisa certa

    eu achei o filme ótimo mais vi uns doidos que falo que foi um lixo

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready