Computador por 580 reais e a moral do consumidor

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Dec
18

Computador por 580 reais e a moral do consumidor

Recentemente o Wal-Mart brasileiro colocou à venda um computador com configuração decente custando R$580, valor este errado, talvez por um problema no sistema ou sabe-se lá o motivo, já que o preço oficial do produto era acima dos R$2000.

O que aconteceu no momento em que tal valor foi anunciado era o de se esperar, diversas pessoas tentaram comprar o computador por tal valor e não me entendam errado, se eu tivesse visto tal promoção, talvez eu mesmo comprasse tal produto.

Não existe nada de errado em tentar comprar, por que afinal, vai que você não saiba diferenciar um erro de sistema de uma promoção maluca, foram nessas jogadas que uma galera conseguiu comprar um Xbox One do Submarino por R$1.300 (40% abaixo do valor original de um produto lançamento).

O que existe de errado porém é a pessoa que já compra o produto pensando em processar a empresa, sabendo que esse valor pode ter sido um erro do sistema.

Vamos lá, os processos legais são movidos quando uma das partes se sente lesionada ou prejudicada por outra parte, tendo assim o ímpeto de reaver o seu prejuízo com a situação sendo julgada por uma côrte de lei.

Agora suponhamos que você tenha visto aquela promoção e comprou 10 computadores, por um motivo qualquer (tá querendo abrir uma Lan House, quem sabe?), você não havia comprado tal computador um dia ou uma semana antes, você comprou naquele dia da promoção por um motivo: estava MUITO barato.

O que significa, que você não queria esse computador inicialmente, mas sim o oposto, o preço barato incentivou-o a comprar este computador.

Você foi lá, inseriu suas informações de cartão de crédito ou gerou um boleto e pagou o mesmo, quando de repente, surge um e-mail na sua caixa de entradas, vindo do Wal-Mart, esclarecendo que tal valor foi um erro de sistema e que eles estão oferecendo um reembolso total dos valores pagos.

A menos que eu seja muito burro, eu não vejo onde você foi lesionado,  pois, recapitulando, você não queria o computador, não havia comprado, quando comprou, a compra não deu certo e você recebe seu dinheiro de volta, ou seja, nenhum centavo saiu do seu bolso, fora que você não pode nem alegar que foi tempo perdido, pois você teve o interesse em perder tal tempo, ninguém te obrigou a comprar o produto.

Não obstante com tal reembolso, o Wal-Mart ofereceu um cupom de desconto de 30% para qualquer produto na loja para quem reclamou no chat de atendimento ao cliente.

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Imagem retirada do twitter com devida autorização do autor.

30% de desconto só em um exemplo não relacionado, seria um Xbox One por R$1610 reais sem gambiarra, sem tempo limitado, podendo parcelar em 12x sem juros em um cartão de crédito.

Isso tudo, sem você ter gasto 1 centavo, já que houve o reembolso de qualquer valor gasto na suposta compra do computador.

Porém ainda existem pessoas que querem “correr atrás dos seus direitos” e pensam em processar o Wal-Mart, nada de errado com isso, afinal nós temos nossos direitos e devemos lutar por tais…

Ah não, pera aí, tinha esquecido disso… nós NÃO temos tal direito.

Isso mesmo, é um erro comum achar que só por que passou na sua cabeça, pensar que é seu direito, mas não é, nós temos direito à garantia mínima de 30 dias para qualquer produto, temos direito à trocar qualquer produto por qualquer motivo dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto, mas não temos o direito de forçar uma empresa à vender um produto por um preço muito aquém do ordinário somente por um erro sistêmico.

Citando um texto do Uol Economia chamado “Conheça os 6 direitos que o consumidor acha que tem, só que não” que pode ser lido integralmente clicando aqui.

Justiça decide contra consumidor que quer obter vantagem

Outro direito que muitos consumidores têm pleiteado, mas a Justiça tem entendido que eles não têm, é a compra de um produto por um preço irrisório.

Em agosto, um juiz de São Paulo negou o pedido de um consumidor que queria ter o direito de pagar R$ 0,01 por um carro. O cliente alegou que a loja anunciou veículos “a preço de banana” e deveria cumprir o prometido. Para o juiz, o consumidor agiu de má-fé.

Decisões semelhantes têm sido tomadas quando lojas virtuais anunciam produtos por preços muito baixos por causa de erros no sistema.

“Nesses casos, a Justiça tem usado o bom senso. Se um produto custa R$ 1.000 e é anunciado por R$ 100, por exemplo, está claro que houve um erro. Quando o erro é muito grotesco e o preço foge completamente ao padrão, fica evidente que o consumidor quis tirar vantagem”, diz Alexandre Berthe.

Talvez infelizmente, nossa lei é regida em vários pontos por um princípio chamado “boa-fé”, ou seja, tudo está sujeito à boa-fé de ambas as partes envolvidas em qualquer ação, princípio esse que não vale nada para a maioria dos cidadãos, que preferem ter um produto mais barato do que ser motivado por algo tão banal quanto ter boa índole.

A parte feliz é que vou poder ver pessoas reclamando de terem sido prejudicados pelo Wal-Mart por perderem tempo e dinheiro, perdendo tempo e dinheiro com advogados para processar o Wal-Mart… opa, como foi apontado pelo amigo Rodox, custos advocatícios são zerados quando o valor em questão é menor que um salário mínimo, como é o caso desse computador, vergonhoso.

Moral da história:

Não existe problema em comprar um produto, que aparenta estar com um preço irrisório, porém quando essa compra for cancelada, não adianta achar que você tem direitos sob tal produto, aceite seu reembolso e seja feliz.

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About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou arquiteto de negócios de telecomunicações, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha esposa Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!
  • Felipe

    “Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

    aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

    rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”

    Estamos sim no direito.

  • Eder Derisio

    Sim, existe esse direito, porém existe uma ressalva em casos de preços completamente irrisórios.

    Existe uma diferença entre uma promoção de 20% que a empresa não queira cumprir e um erro em que o produto fica com 80% de desconto, é só ler o texto do UOL Economia que eu linkei.

  • Felipe

    Segundo o valor que o walmart informou (R$ 2,398) seria 75% de desconto, porem quando foi perguntado para os atendentes do walmart antes deles soltarem a errata no site, foi dito que o preço estava por R$ 1,600 (Pra mim eles colocaram o preço mais alto que o produto teve só para ter mais impacto) e então seria 60% de desconto, e esse valor não é nada absurdo.

  • Eder Derisio

    Você tem as imagens desse chat aí, com essas informações?
    Qualquer coisa eu atualizo o post.
    Outras duas dúvidas:
    Você recebeu o cupom de 30% de desconto?
    Você está entrando com um processo contra o Wal-Mart?

  • Felipe

    A ligação que eu fiz só tenho o protocolo mas no youtube tem um cara que também foi confirmado esse preço http://www.youtube.com/watch?v=X_1NhxSe_qI, sim eu recebi o codigo 30% de desconto que alias é o mesmo código para todos (TRGUOZOPYE). Vou estar indo ao procon amanha.

  • Eder Derisio

    Me atualiza assim que der com a resposta que eles te derem, possível, por favor.

  • Felipe

    Inclusive eu vi esse vídeo no post do canal do otario http://www.canaldootario.com.br/blog/walmart-fail-fikdik/

  • Eder Derisio

    Li o post inteiro e os comentários, pois é, ainda mantenho minha opinião.
    Foi um erro grosseiro claro e só devia processar quem se sente realmente lesado, como alguém que cancelou a compra de outro computador para comprar esse.

    Quem comprou por comprar devia aproveitar os 30% de desconto que eles estão dando sem necessidade algum e ficar felizes, eu mesmo já teria uns 3 usos diferentes pra esse desconto, mesmo sabendo que não o merecia.

  • Felipe

    E ainda por cima até nesse momento que o empresa vem se desculpar com o consumidor ela faz isso mentindo, essa eu não vou deixar passar.

  • Eder Derisio

    Beleza, mas me atualiza do caso pelo twitter ou por aqui, se possível fala em quais nichos esse caso se encaixa no Procon.

  • Flavio Castro

    Eu quero ver se alguém aceita um pc com amd-c30 no lugar. Vão tá recebendo um pc na mesma faixa, se nao acitar e pq com certeza agiu de má-fé.

  • David Alves

    cada um faz oque quer, eu como vi que era erro sistêmico, pensei se der deu se nao der nao deu, ai como nao deu fiquei feliz pelos 30% o qual comprei meu xbox one, galera parem de frescura e procurem outros erros para ganhar outros 30% kkkkkk.

  • Eder Derisio

    Cada um faz o que quer, tipo o político se quiser desviar dinheiro público pode, é só procurar outro erro pra ganhar.

    Ou o assaltante, se quiser te roubar deixa ele né, cada um faz o que quer.

  • Marcos Mancine

    seu babaca… quero ver onde esta o erro. O valor do produto foi dito que era 2300, e eles colocaram por 580,00 se fosse 5800 eu entenderia.. outra coisa.. o cara ligou para walmart, falou com a atendente que confirmou… como pode alegar má fé do consumidor se tudo foi verificado antes da compra.. outra coisa o produto ficou quase 48 horas no ar! um erro de 48h com divulgação do seu site em rede social com mais de 1000 curtidas?! propaganda de graça, né!? quanto o Walmart te pagou para vc escrever essas coisas!? porque a atendente do walmart fala que o preço normal do produto é de 1600 e no e-mail diz que é 2300?! de que é a má fé!! vamos ver o que o juiz vai falar.. meu processo ja esta em tramite!

  • Gih

    Não sei pra que começar o comentário ofendendo o outro, se você não concorda com a opinião do autor é só comentar de um jeito inteligente, chamar o outro de babaca por não concordar com sua opinião é mostrar que o babaca na história é na verdade você.

  • Guest

    A justiça já deu decisão favorável ao consumidor, considerando que o preço esta 60 ou 70 % mais barato, a oferta é valida. O que você mencionou como aproveitamento do cliente em cima da empresa, seria se em vez do valor de 2000,00, fosse 20,00, !% do valor, ou seja, erro de digitação.
    Clientes estão divulgando em grande escala os seus processos na internet , com decisões ganhas pela justiça, sob pena de 2500,00 de multa ao walmart.
    Mais uma vez, vitória do consumidor!

  • Noah Cerri

    A justiça já deu decisão favorável ao consumidor, considerando que o
    preço esta 60 ou 70 % mais barato, a oferta é valida. O que você
    mencionou como aproveitamento do cliente em cima da empresa, seria se em
    vez do valor de 2000,00, fosse 20,00, 1% do valor, ou seja, erro de
    digitação.
    Clientes estão divulgando em grande escala os seus
    processos na internet , com decisões ganhas pela justiça, sob pena de
    2500,00 de multa ao walmart.
    Mais uma vez, vitória do consumidor!

  • Noah Cerri

    poxa, eu não consigo ver o video no youtube, tá desativado e dizendo que é privado, libera ai pra gente rir um pouco :)

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