Você já usa o Blu-Ray como usava o DVD?

da
Feb
22

Você já usa o Blu-Ray como usava o DVD?

Hoje tive uma conversa com um leigo e devo dizer… não queiram essa experiência pra vocês.

Se ele for um leigo educado, você pode tentar ensinar algo, mas se for como a maioria dos leigos é, um arrogante, é melhor deixar ele ficar feliz na leiguice dele.

A asneira que tive que ouvir e me deixou sem paciência foi a seguinte:

da

causador

Claro que eu tirei o @, nome e foto da pessoa, caso ela se sinta ofendida, o que eu já percebi que é fácil de acontecer.

Não resisti, me senti na obrigação de fazer um comentário sarcástico (posso ter sido idiota, mas tem gente que pede):

hue

 

E o que eu estou falando não é simplesmente minha opinião, é um fato, ninguém pediu blu-ray na época, ainda mais sob esse preço.

Porém essa é a resposta que eu obtive:

discordia

 

Foi daí pra baixo, onde ele chamou seus mais de 50,000 seguidores para caçoar da minha colocação, falando que eu devia viver no século passado e o quão burro eu era.

Pois bem, como bom estudante de ciências que sou, farei o que melhor faço: Pesquisar.

Citando um jornalista engadget (um dos mais respeitados no ramo da tecnologia):

“$800 por unidade? Não parece razoável considerando o que a sony está querendo colocar embaixo do capô dessa coisa; Lynch(um analista financeiro de um banco famoso dos EUA) fala que é um “produto caro e difícil de produzir” por causa do processador Cell e do drive de Blu-Ray.”

Não, não estou falando da minha cabeça, leiam a matéria na íntegra clicando aqui no site Engadget.

É um fato que a Sony tinha interesse secundário no blu-ray fazendo sucesso e uma das suas “armas” de mercado era o PS3, o sucessor do console que mais vendeu em todos os tempos.

Mas por que eles teriam interesse em algo assim?

Fácil, alta-definição é uma evolução natural da tecnologia, eventualmente nós estaríamos nesse nível, mas por que a Sony queria tanto que em 2006 começasse essa “revolução”?

Simples, a Sony é uma empresa de tradição na área de tecnologia, principalmente audiovisual, o lucro dela popularizando o Blu-Ray era inimaginável.

Eles financiaram todo o projeto de criação de Blu-Ray em conjunto com a Phillips, ganhando até mesmo um Emmy pela contribuição à indústria (fonte), além de seus aparelhos de televisão Sony Bravia e os filmes Sony Pictures, ela ganharia por todos os segmentos da indústria.

Os primeiros aparelhos de Blu-Ray foram criados em 2003 e já estavam sendo comercializados a preços altíssimos (fonte), mas houveram ainda melhorias até 2006 no formato dele, principalmente no que dizia à durabilidade e resistência do mesmo.

Porém, acompanhemos como eram as pesquisas sobre o termo Blu Ray de acordo com o Google:

interesse

essas ferramentas são conhecidas como Google Trends e qualquer um pode usar.

Interessantemente podemos comparar com o interesse sobre os termos High Definition, mostrando um crescimento muito parecido:

hdinterest

Só de brincadeira tentei alguns outros termos, só para confirmar, mas a única que o Google Trends conseguiu trazer algum resultado foi a junção dos termos “DVD Sucessor”:

dvdsuccessor

Infelizmente o Google não tem informações anteriores à 2004, senão eu pesquisaria sobre disquetes só para ter umas boas risadas.

Então, não galera, eu não estava errado, mas quem me acompanha no twitter sabe que eu falei que sim só para que ele parasse de falar para os seguidorezinhos alienados dele o quão “burro” eu sou e como eu devo usar disquete ainda.

Imagina, um engenheiro de produção que basicamente é uma das profissões mais antigas possíveis (não que não use tecnologia, por favor né galera), comparado comigo, tenho 21 anos, nasci na era digital e trabalho em uma empresa de telecomunicação multinacional líder de mercado.

Blá blá blá, eu devia ser mais humilde quanto à isso, esqueçam isso, se vocês sabem algum sobre um assunto, você sabe e pronto, se alguém acha que você está errado e o melhor argumento deles é chamar você de burro, faça um favor e detone ele com conhecimento.

Para encerrar com uma descontração, vamos fazer uma enquete?

[poll id=”4″]

 

Compartilhe essa quest!

About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou arquiteto de negócios de telecomunicações, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha esposa Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready