Review: O Hobbit

hobbit-logoMQ
Jan
07

Review: O Hobbit

hobbit-logoMQ

Como eu havia prometido, através de uma enquete, vocês decidiram qual era o seu filme favorito de 2012 e o vencedor foi nada mais nada menos que O Hobbit, muito para a minha surpresa.

[poll id=”2″]

Gostaria de ressaltar porém, que Dark Knight Rises( Cavaleiro das Trevas Ressurge), ficou muito próximo e teve uma boa briga entre os dois e devido ao fato do Hobbit ter saído agora em dezembro e o Hype pós-filme ter afetado bastante a decisão, prometo trazer o review do filme do Batman também em breve.

Vamos começar com o Review pelo que eu achei que tinha de errado no filme do Hobbit…

[notice]AVISO BRUTAL: DIA TENSO COM ALTAS CHANCES DE SPOILERS À FRENTE[/notice]

A parte ruim:

Eu sei que pode parecer bem óbvio e clichê falar sobre isso, mas é a puríssima verdade…

Senhor dos Anéis era uma trilogia de livros e foi transformado em uma trilogia de filmes, nada mais lógico.

O fato de um livro tão curto quanto O Hobbit (mais curto que qualquer livro de O Senhor dos Anéis) ter sido prolongado durante uma trilogia, criou uma tensão em diversos fãs e críticos em relação ao filme.

Minha opinião é a seguinte: afetou e muito o filme.

Tiveram diversas adições bem vindas ao filme como por exemplo, o Azog, o Orc Pálido ser colocado como vilão principal desse primeiro filme e a aparição do Radagast, O Castanho, a conversa entre Gandalf, Elrond, Saruman e Galadriel,  estes são elementos que não aparecem no livro*.

THE HOBBIT: THE DESOLATION OF SMAUG

Ao mesmo tempo, a partir da metade do filme, o ritmo do mesmo caiu ridiculamente, perdeu o passo em que a história se desenvolvia e tudo parecia um filler gigantesco.

Houve cenas realmente boas como o arremesso de pinhas em chamas a micro-batalha entre Thorin e Azog e o “desabrochar” de Bilbo como parte importante do grupo, mas no geral, o filme caiu muito até o final.

Fora o fato de tirarem muito da importância das Águias, o que na minha opinião deixou bem complicado o restante do filme.

Apesar de já ter lido em outros reviews, que as pessoas realmente preferiam que as águias não falassem, eu senti falta da conversa de Gandalf com o senhor das Águias, para demonstrar o real motivo pelo qual as águias não levam eles desde o começo da aventura direto para a montanha.

Sério, esse foi um plot hole enorme, no livro eles no mínimo dão a explicação de que as águias NÃO são pau-mandado do Gandalf e não vão levá-los a lugar nenhum pois tem medo dos humanos e só os salvaram por que foram ver a causa do fogo

A parte boa:

Melhor… introdução… de todas.

Bilbo já velho, introduzindo com a história da origem de toda a confusão entre os anões e o temível dragão Smaug, um detalhamento sem igual, a Montanha Solitária é maior e mais rica do que eu jamais pude imaginar apenas lendo o livro, foi grandiosíssimo ver isso na telona.

Quando o Bilbo começou a falar “Numa toca no chão vivia um Hobbit…” eu juro que lágrimas masculinas escorreram do meu rosto, pois caso vocês não saibam, esta é exatamente a frase inicial do livro.

Claro que todos já conheciam o Hobbiton e o Bolsão, lar de Bilbo, dos filmes do Senhor dos Anéis, mas ver como Peter Jackson foi capaz de seguir cada detalhe do livro (que aliás, descreve perfeitamente cada centímetro da casa) é de cair o queixo.

Martin Freeman está brilhante como Bilbo, passou de forma categórica cada emoção do personagem.

As canções dos anões estavam na quantidade certa, no livro eles cantam o tempo todo, o que é perfeitamente explicável, já que o livro é infantil, mas no filme, foi só o suficiente para fazer você entender como são os anões e diga a verdade, se os anões cantam “Far over the Misty Mountains cold”, você para de frescura e vai para a aventura!

Uma jornada inesperada…

Eu esperava muito do filme, chorei no começo e me decepcionei no final, se manteve um filme mediano e nada além disso.

Percebo que quanto menos detalhes você lembra ou conhece do livro, mais você gosta do filme.

As alterações foram em sua maioria muito bem-vindas, mas a falta de conteúdo e a sensação de que ao fim do filme de quase 3 horas, eles não cumpriram quase nada foi absurdamente insatisfatória.

Espero muito mais conteúdo para as sequências, pois fazer o que deveria ser feito, condensar os 3 filmes em um só de 3 horas, já não tem mais jeito.

NOTA FINAL:

 

35de5

 

Compartilhe essa quest!

About Eddy Quest

Jogo games desde criança (grande coisa) sou arquiteto de negócios de telecomunicações, aficcionado por tecnologia, quadrinhos e por minha esposa Gih (que também posta aqui), sempre acreditei ter um pouco de jornalista, quando percebi que estava errado, resolvi criar um blog, me acompanhem!

Quest 1: Curtir!

Quest 2: Descobrir!

ipv6 ready